sexta-feira, julho 28, 2006

Com o PROCESSO DE BOLONHA não se brinca...


Para quem não sabe do que se está a tratar quando se fala do "Processo de Bolonha", vamos voltar á quarta classe e trocar as coisas por miudos..

Sendo assim, e para tornar mais fácil a análise, vamos por partes... ora então vamos lá a isto:

"Bolonha" é então:

Bolonha (Bologna em italiano) é uma comuna italiana, capital e a maior cidade da região da Emília-Romanha da região da Emília-Romanha, província de Bolonha, com cerca de 369.955 habitantes. Estende-se por uma área de 140 km2, tendo uma densidade populacional de 2.643 hab/km2. Faz fronteira com Anzola dell'Emilia, Calderara di Reno, Casalecchio di Reno, Castel Maggiore, Castenaso, Granarolo dell'Emilia, Pianoro, San Lazzaro di Savena, Sasso Marconi, Zola Predosa.
Localiza-se, portanto, no centro norte do país.

Agora que esta parte está explicada, vamos explicar o que é o Processo.

"Processo" é então:

Processo (no latim procedere é verbo que indica a acção de avançar, ir para frente (pro+cedere)). É conjunto sequencial e peculiar de acções que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Bem pelo menos é isto que a wikipédia diz acerca de "processo" e de "bolonha".

Bem.. secalhar agora ja compreendemos porque é que isto anda a dar tantas dores de cabeça.



Agora a sério, porque não se pode brincar sempre, se gostarem de explicar aos vossos amigos de uma forma rápida o que é o "verdadeiro" Processo de Bolonha, então segundo tambem a Wikipédia devem dizer-lhes isto:


O Processo de Bolonha - também designado por Declaração de Bolonha - é um modelo no âmbito do Ensino Superior promovido pela Universidade de Bolonha em 1986 mediante a Magna Charta Universitatum. A actual Declaração de Bolonha tem como principais directivas:


1) Incremento da dimensão europeia do Ensino Superior.
2) Estabelecer de um sistema de créditos académicos (ECTS), transferíveis e também acumuláveis, independentemente do país de localização da Instituição de Ensino
3) Adopar um sistema europeu de graus académicos incluindo também a implementação do Suplemento ao Diploma;
4) Conceber um sistema assente essencialmente em dois ciclos, incluindo:
4.1) Um primeiro ciclo, que em Portugal conduz ao grau de licenciado, e com uma duração compreendida entre seis e oito semestres;
4.2) Um segundo ciclo, que em Portugal conduz ao grau de mestre, com duração compreendida entre três e quatro semestres.
5) Promover a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores nas universidades europeias;

Podem ver as suas origens em:

http://www.magna-charta.org/magna.html de 1986 e a revisão de em http://www.mctes.pt/docs/ficheiros/bologna_declaration.pdf de 1999

Quem diria, heim??

Para os proximos dias vou trazer-vos mais informação acerca desse tal "Processo de Bolonha" (mas desta vez séria, a sério)

Com um pouco de sorte pode ser que possamos ter no Ispab o Maurizio Cevenini a explicar em que consiste o Processo de Bolonha.

P.S. Para os mais desatentos Maurizio Cevenini é o Presidente da provincia de Bolonha.

P.S.2 (eu sei que não existe P.S.2,a não ser que estejam a falar da PlayStation 2, mas vou ter que fazer o P.S.3 e por isso tive que inventar)

P.S.3 A informação que vou dar nos proximos dias, séria e real, como prometi, vou ter que a pesquisar no "site" de um outro Instituto, Faculdade, ou Escola Primária do país, porque o nosso não tem qualquer tipo de informação. Contudo, tem um link para o Ministerio da Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior......

quinta-feira, julho 27, 2006

Até já...

Bem, as férias estão ai, e é tempo de gozar algum tempito, e apanhar algum sol...

Para outros, é ainda tempo de preocupações, e vão ter que se aplicar em Agosto, pois Setembro é altura de exames decisivos.

Parabéns a todos aqueles que conseguiram os seus objectivos, e para os outros, uma palavra de confiança, e calma, que ainda há tempo para remediar a situação, é tudo uma questão de querer, e força de vontade...

Para o ISPAB espera-se novos alunos, e o mesmo espírito que nos acompanha desde do inicio...

A A.A. tambem não pára e já estão em andamento novos projectos (sim, mesmo durante as férias) como é o caso da colocação do piso na sala de convívio.

Acho que nunca é de mais lembrar que todas as ideias para o novo ano são sempre bem-vindas...
Aceitamos todas as opiniões, mas infelizmente não podemos aceitar todas as sugestões.

nos proximos dias vamos colocar aqui um questionário sobre os eventos para o ano de 2006/2007, bem como começar a postar algumas fotos da Queima das fitas 2006...


GOZEM FÉRIAS, e já agora, deixem aqui as vossas sugestões sobre destinos de férias, e onde vão gozar as vossas. (não vale fazer piadas com a palavra "gozar", especialmente se forem passar férias ao Brasil...)

Abraços Ispabianos

P.S. por favor evitem as perguntas tipo: "Quando é que começam as aulas??" ou "O exame foi dificil??"
Durante o verão preocupem-se só com as AULAS de aeróbica na praia (eles em calções, e elas em bikini, reduzido se possivel) e REZEM para não se preocuparem com exames, ou TESTES, especialmente os de Gravidez.

terça-feira, julho 18, 2006

28(fim da tarde), 29 e 30 de JULHO!!!!!


bem pessoal.. agora que os exames tão a acabar e o pessoal quer é férias... está-se a combinar um fds para "celebrar" os fim do exames.. embora fique sempre um ou outro para setembro, há que celebrar o fim desta fase não??!!

E como as festas não estão muito em alta agora, que tal um acampamento?
Para o Gerês... mais que uma simples caminhada vamos lá passar um fim de semana, que tal?

Pois bem, é isso que o pessoal está a combinar... não fiques de fora, porque quantos mais, melhor, e umas férias, nem que seja um fim-de-semana, sabem sempre bem...

Passem palavra e vão deixando as vossas sugestões aqui no blog, ou contactem uns com os outros...

Mais pormenores falar com o João (funcionário) Rui, ou comigo...

bora lá para esse esta festança e deixem-se de trágédias....

Como é que um instituto com talento, futuro, magia e pessoas fantásticas se pode deixar ir abaixo e abater???? vá lá....

Este convite é valido para todos os ispabianos(as) e amigos(as)!!!!!!!!!!

Abraços ispabianos

Um louco não se deve contráriar....